O MEC deve assumir por inteiro as suas responsabilidades

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) acaba de publicar as listas definitivas de colocação de docentes relativas aos concursos da mobilidade interna e de contratação inicial de professores e a FNE considera preocupante que a tutela opte por desperdiçar recursos altamente qualificados e indispensáveis ao bom funcionamento do sistema educativo e ao crescimento das qualificações dos portugueses.

É certo que a totalidade das necessidades não fica preenchida, pelo que a FNE considera indispensável que nos próximos dias seja possível, através dos restantes mecanismos de contratação, proceder à colocação de professores, que em muitos casos estão no sistema há muitos anos.

É igualmente fundamental que o MEC assuma por inteiro a sua responsabilidade de garantir que todos os alunos terão direito aos seus professores desde o primeiro dia de aulas.

A FNE regista ainda como preocupante que nesta ocasião tenham sido identificados sem componente letiva mais de mil docentes e espera ver reduzido a zero este número, através da atribuição de componente educativa necessária à promoção do sucesso e ao combate ao abandono escolar.
Porto, 28 de Agosto de 2015

© 2015 SDPSUL. Sede: Rua Lídia Cutileiro, 23- 1º e 2º dts. Villa da Cartuxa - 7002-502 Évora - tm: 969195512 - tel:266749660 - fax:266749668 mail:evora@sdpsul.com.
Gestor do Site- contacto mail: evora@sdpsul.com