Saudação do SG da FNE no início do novo ano escolar

“Está a começar um novo ano escolar.

Esta é sempre uma oportunidade para afirmar o papel essencial do sistema educativo para uma sociedade mais qualificada e mais justa.

No quadro desta afirmação do papel essencial da educação cabe também e por consequência a afirmação da importância do papel dos educadores e professores e dos trabalhadores não docentes das nossas escolas.

As nossas escolas e os seus alunos não funcionariam sem estes profissionais.

É neste contexto que a FNE saúda todos estes trabalhadores, desejando-lhes um bom novo ano escolar 2018/2019.

Começamos o novo ano com a afirmação também do empenho da FNE em tudo fazer para que a valorização essencial destes trabalhadores, quer ao nível das condições de trabalho, quer ao nível das remunerações e de desenvolvimento das suas carreiras.

Com efeito, em todos os setores, há muito trabalho a desenvolver para corrigir as situações dos docentes e dos não docentes dos setores público, privado, cooperativo e social. A este nível, o papel dos Sindicatos é fundamental para o conseguir.

O papel dos sindicatos é insubstituível; e por isso é importante lembrar que as conquistas sociais que continuam a marcar a nossa vida social e profissional constituíram sempre o resultado da ação dos sindicatos. Os sindicatos foram e continuam a ser agentes imprescindíveis para que se tenham concretizado e se venham a concretizar novos avanços no conjunto dos direitos dos trabalhadores que representamos.

É certo que a luta dos trabalhadores foi ela própria imprescindível para fortalecer a intervenção dos sindicatos; mas a luta não teria atingido os resultados que foram sendo conseguidos, sem a intervenção dos Sindicatos.

Por isso, continua a ser imprescindível a força da luta dos trabalhadores. E continua a ser imprescindível a força dos sindicatos.

É por isso que devemos denunciar aqueles que pretendem diminuir a força dos sindicatos e o seu papel, porque estão a enganar os trabalhadores.

Não haverá resultados da luta dos trabalhadores sem a intervenção dos Sindicatos; nem a intervenção dos Sindicatos será suficiente sem a luta dos trabalhadores.
O que há para fazer para a valorização dos trabalhadores que representamos pede o fortalecimento dos sindicatos, e depende da luta dos trabalhadores.

Vamos continuar a fortalecer os nossos sindicatos para que se consiga a indispensável valorização dos trabalhadores da educação”.

Saudação do SG da FNE

© 2018 SDPSUL. Sede: Rua Lídia Cutileiro, 23- 1º e 2º dts. Villa da Cartuxa - 7002-502 Évora - tm: 969195512 - tel:266749660 - fax:266749668 mail:evora@sdpsul.com.
Gestor do Site- contacto mail: evora@sdpsul.com