Iniciativas FNE no Dia Mundial do Professor

O hasteamento da bandeira “Obrigado Professor” em várias escolas do país, entre os dias 4 e 8 de outubro, e um concerto online com o jovem artista, Francisco Correia (participante do Got Talent Portugal), organizado pelo Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN), às 21h30 do dia 4 de outubro, serão o ponto de lançamento das iniciativas que a Federação Nacional da Educação (FNE) e os seus sindicatos irão levar a cabo nas celebrações do Dia Mundial do Professor de 2021.

No dia seguinte, 5 de outubro, as celebrações prosseguem com a realização às 17h00 do webinário “Sindicatos pela atratividade da profissão docente”, com líderes dos sindicatos de docentes pertencentes à FNE como oradores e com João Dias da Silva, Secretário-Geral da FNE, na moderação.

Este ano sob o tema “Sempre presentes”, definido pela Internacional da Educação (IE), a FNE procura reforçar a mensagem de homenagem sobre a importância do reconhecimento pela sociedade do papel fundamental que os professores desempenham nos momentos difíceis que vivemos, tendo estado sempre presentes e colmatando as enormes insuficiências, tantas vezes sublinhadas de um sistema de educação e formação no qual tão pouco se tem investido, ao longo de tantos e tantos anos.

O Dia Mundial do Professor é, por isso, uma jornada de reforço na busca pela valorização da vida profissional dos docentes portugueses, pois só com educadores, professores, formadores e investigadores prestigiados, valorizados e reconhecidos é que se estará a promover uma escola melhor, de qualidade, inclusiva e equitativa para todos.

A FNE não desiste de procurar construir um futuro de valorização para os docentes. E será junto com os nossos Sindicatos fortes e ativos que o poderemos fazer. Só juntos conseguiremos criar propostas e atingir objetivos, na defesa das nossas soluções e nas ações que forem necessárias para as atingirmos.

O Dia Mundial do Professor comemora-se anualmente em todo o mundo no dia 5 de outubro, celebrando a profissão docente e o papel que os profissionais da Educação desempenham na procura de uma sociedade mais justa, equitativa, sustentável e de qualidade para todos. Foi em 1994 que a data foi decidida pela UNESCO e pela IE, como forma de reconhecer a importância da Declaração da OIT e da UNESCO sobre a condição dos trabalhadores docentes, esta última concretizada em 5 de outubro de 1966.

© 2021 SDPSUL. Sede: Rua Lídia Cutileiro, 23- 1º e 2º dts. Villa da Cartuxa - 7002-502 Évora - tm: 969195512 - tel:266749660 - fax:266749668 mail:evora@sdpsul.com.
Gestor do Site- contacto mail: evora@sdpsul.com