Educação Inclusiva: Processos e Lideranças: Identificação de Necessidade e Intervenção (NOVA TURMA)

CCPFC: CCPFC/ACC - 115420/22 - Formador: Doutora Maria Manuela Matos

Releva: Dimensão Científica e Pedagógica (Artº9º do RJFC) - ao abrigo dos despachos nº 779/2019 e nº 4840/2023 - Grupos de Recrutamento: Educadores de Infância, Professores dos Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

No contexto de uma Educação Inclusiva os compromissos assumidos pela política educativa ministerial e pelas políticas geradas em cada escola têm como premissa fundamental reforçar uma intervenção o mais responsiva possível face das necessidades de cada aluno.

A visão necessária para gerar uma educação de maior qualidade, mais igualitária nos valores da diversidade e, por conseguinte, de mais equidade, requer uma maior participação e um maior comprometimento dos atores de cada comunidade educativa para alcançar o sucesso para todos os alunos.

A Autonomia e Flexibilidade Curricular e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória bem como as portarias que regulam as matrizes curriculares permitem orientar a intervenção necessária e adequar as práticas e os instrumentos de avaliação que permitam assegurar a recolha continuada de informação nas diferentes situações educativas. 

Este curso de formação permitirá reforçar as competências e desempenhos dos docentes na adequação de medidas educativas, bem como numa intervenção sustentada e assertiva. Será fundamental que os formandos reflitam sobre os processos de identificação de necessidades de medidas educativas e que estas sejam implementadas numa perspetiva holística do caso de modo integrado e colaborativo.



Calendarização _ Nova turma

Clique para abrir o arquivo/ficheiro

Informação

Clique para abrir o arquivo/ficheiro


Partilhe com os seus amigos

Newsletter FNE

Assine a newsletter e fique por dentro do que acontece na
FNE.