Sexta, 19 de Abril de 2024

LUSA - Docentes pedem soluções até junho para haver paz nas escolas - FNE

Informação/comunicados
LUSA - Docentes pedem soluções até junho para haver paz nas escolas - FNE
Lisboa, 19 abr 2024 (Lusa) – A Federação Nacional da Educação (FNE) defendeu hoje que as negociações para a recuperação do tempo de serviço congelado aos professores terão de estar terminadas até junho para garantir que a paz regressa às escolas no próximo ano letivo.

No final da primeira reunião com a nova equipa do Ministério da Educação, Ciência e Inovação o secretário-geral da FNE defendeu que os professores precisam de um sinal da tutela, que tem de ser dado nos próximos dois meses, para que “o início do próximo ano comece com tranquilidade e paz”.


Pedro Barreiros referia-se às negociações que começam em maio para a contabilização dos cerca de seis anos e meio de trabalho congelado durante o período da Troika.

“Os processos negociais agora iniciados terão de estar terminados o mais tardar no final de maio, início de junho”, disse aos jornalistas no final da reunião com a tutela, recordando que o Governo tem como proposta uma recuperação anual de 20%, mas para a FNE a fórmula a aplicar “não pode ser inferior a 30%”.

Além da recuperação do tempo de serviço, a FNE lembrou que existem outros problemas nas escolas, que vão desde a indisciplina nas salas de aula até à falta de professores.



Ficou ainda estabelecido no quadro do futuro calendário de negociações, reuniões específicas para os temas ligados ao Ensino Superior e ao Pessoal de Apoio Educativo.

SIM // JMR

Lusa/FNE


Partilhe com os seus amigos

Newsletter FNE

Assine a newsletter e fique por dentro do que acontece na
FNE.