FNE lança site «mensagemaoministro.pt»
No seguimento das mais recentes iniciativas de protesto, a FNE avança agora com a ação "mensagemaoministro".
Esta iniciativa terá início no dia 2 de outubro, data em que se inicia a Semana Europeia dos Professores, e tem como base um site (www.mensagemaoministro.pt) em que alunos, docentes e pessoal de apoio educativo (PAE) podem deixar uma mensagem ao Ministro da Educação. As mensagens recebidas serão reunidas e publicadas num livro, que será depois oferecido ao Ministro da Educação por altura da época natalícia.
Numa altura em que se avolumam as múltiplas insatisfações no início deste ano letivo, a FNE pretende permitir que os trabalhadores da educação e alunos das escolas de todo o país possam manifestar por escrito, digitalmente, a sua opinião sobre as políticas educativas deste governo e a ausência de medidas urgentes para a resolução dos problemas da educação.
Apesar da permanente disponibilidade construtiva manifestada pela FNE, com total abertura para o diálogo e negociação, o Ministério da Educação persiste em deixar as organizações sindicais longe do aprofundamento alargado das soluções que importa encontrar, para a qualidade do nosso sistema educativo e para a valorização dos profissionais da educação.
Na sequência da indisponibilidade manifestada pela tutela, a página de internet criada pela FNE “mensagemaoministro.pt” oferece aos profissionais da educação e alunos uma oportunidade de se exprimirem e reforçarem a luta pelo reconhecimento e valorização daqueles que vivem e constroem a escola e que tão fundamentais são para um futuro melhor da nossa sociedade.
A FNE lamenta que se tenha iniciado mais um ano letivo sem que o Governo tenha sido capaz de resolver os principais problemas do sistema educativo, o que agrava as condições de vida e de trabalho dos seus profissionais e aumenta, cada vez mais, uma política educativa que insiste na desvalorização permanente das carreiras dos profissionais da educação, colocando em risco uma educação de qualidade.
Esperamos que o Ministro da Educação leia atentamente as mensagens que os alunos, docentes e pessoal de apoio educativo lhe vão fazer chegar através do livro que lhe será oferecido no final do 1.º período do ano escolar 2023-2024.