INVESTIR NA EDUCAÇÃO | GARANTIR O FUTURO
O Secretariado Nacional da Federação Nacional da Educação (FNE) reunido hoje em Lagoa, Algarve, aprovou por unanimidade um documento com as propostas da FNE para o Orçamento do Estado 2025 (OE2025).
Infelizmente, os últimos Orçamentos do Estado não corresponderam à necessidade de priorizar investimentos na área da Educação, não permitindo assim inverter o ciclo de desvalorização deste setor e dos seus profissionais.
Por isso o Secretariado Nacional da FNE avançou com este documento que tem o objetivo de contribuir ativa e responsavelmente para o encontro de soluções e a resolução dos problemas que a Educação enfrenta, com a FNE a propor neste documento um conjunto de medidas indispensáveis para o Orçamento do Estado 2025, visando a valorização da Educação e dos seus profissionais.
O desinvestimento, a ausência de uma planificação rigorosa das necessidades de recursos humanos e a perda de atratividade da profissão docente ao longo dos últimos anos, está a repercutir-se de forma particularmente grave nas nossas Escolas, assistindo-se a uma falta crescente de professores, facto que compromete a qualidade de ensino e das aprendizagens dos alunos.
E são os alunos oriundos de famílias mais desfavorecidas os mais afetados pela menor qualidade do serviço público de educação, por isso, uma verdadeira política de valorização da Educação implica um esforço concertado para garantir a equidade no acesso à mesma, garantindo uma educação inclusiva e justa para todos.
O Orçamento do Estado para 2025 tem que refletir uma mudança de política que permita inverter o ciclo negativo de desvalorização do setor, consagrando a Educação como uma prioridade nacional.
O Secretariado Nacional da FNE