CONFERÊNCIA DE IMPRENSA: FNE-AFIET, CONFAP E ANDAEP apresentam “Observatório da Convivência Escolar”

Informação/comunicados
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA: FNE-AFIET, CONFAP E ANDAEP apresentam “Observatório da Convivência Escolar”

A FNE – Federação Nacional da Educação, a AFIET - Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho, a CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais e a ANDAEP – Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas realizam no próximo dia 22 de março de 2024, 6ª feira, pelas 10h00m, uma conferência de imprensa para apresentação de uma iniciativa conjunta designada como “OBSERVATÓRIO DA CONVIVÊNCIA ESCOLAR”.

Esta conferência de imprensa vai realizar-se nas instalações da FNE no Porto – Rua Pereira Reis, 399, e vai contar com a presença do Secretário-Geral da FNE, Pedro Barreiros, de Mariana Carvalho - Presidente da CONFAP, Filinto Lima - Presidente da ANDAEP e João Dias da Silva - Presidente da AFIET.

Estas organizações têm vindo a verificar que nas nossas escolas continua a registar-se um número significativo de situações que põem em causa a qualidade do ambiente escolar e que, em sala de aula, prejudicam as condições de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, a que se acrescentam, por vezes, a violência e as agressões físicas e verbais.

Estamos perante um aumento confirmado dos casos de indisciplina nas escolas, muitos deles denunciados junto destas instituições, com os muros das escolas a fazerem com que não passem para o foro do conhecimento público.

O Observatório da Convivência Escolar integrará no âmbito da sua intervenção, entre muitas outras medidas, o acompanhamento do recurso ao bullying e ao ciber-bullying, os quais assumem hoje nas escolas uma dimensão que não pode ser ignorada, uma vez que se traduzem em comportamentos dolorosos e de difícil controlo.

Este Observatório pretende assim contribuir para que se promova nas nossas escolas um ambiente onde as crianças e os jovens possam aprender e os professores e os trabalhadores da educação possam realizar as suas tarefas educativas, em condições promotoras das aprendizagens, num contexto saudável e seguro.

FNE-AFIET, CONFAP e ANDAEP


Partilhe com os seus amigos

Newsletter FNE

Assine a newsletter e fique por dentro do que acontece na
FNE.