Quarta, 13 de Dezembro de 2023

FNE entrega livro com mensagens de docentes, pessoal de apoio educativo e alunos ao Ministro da Educação

Ação Sindical
FNE entrega livro com mensagens de docentes, pessoal de apoio educativo e alunos ao Ministro da Educação

A Federação Nacional da Educação entrega na próxima 6ª feira, dia 15 de dezembro, às 15h, no Ministério da Educação (ME), em Lisboa, o livro que reúne as mensagens de docentes, pessoal de apoio educativo e alunos recolhidas de outubro a novembro no site www.mensagemaoministro.pt numa ação que vai contar ainda com uma Conferência de Imprensa de balanço do primeiro período deste ano letivo junto ao ME.

As mensagens reunidas neste livro refletem as múltiplas insatisfações sentidas por docentes, pessoal de apoio educativo e alunos no início deste ano escolar em relação às políticas educativas deste governo e a ausência de medidas urgentes para a resolução dos problemas da educação.

São cerca de um milhar as mensagens enviadas e colocadas neste livro que a FNE vai agora fazer chegar ao Ministro da Educação culminando uma iniciativa que teve início no dia 2 de outubro, data em que se iniciou a Semana Europeia dos Professores.

Apesar da permanente disponibilidade construtiva manifestada pela FNE, com total abertura para o diálogo e negociação, o Ministério da Educação persiste em deixar as organizações sindicais longe do aprofundamento alargado das soluções que importa encontrar, para a qualidade do nosso sistema educativo e para a valorização dos profissionais da educação.

E na sequência dessa indisponibilidade manifestada pela tutela, a página de internet criada pela FNE “mensagemaoministro.pt” ofereceu aos profissionais da educação e alunos uma oportunidade de se expressarem e reforçarem a luta pelo reconhecimento e valorização daqueles que vivem e constroem a escola e que tão fundamentais são para um futuro melhor da nossa sociedade.

Numa altura em que se encerra o primeiro período deste ano letivo, a FNE lamenta que que a tutela não tivesse sido mais uma vez capaz de resolver os principais problemas do sistema educativo, o que agrava as condições de vida e de trabalho dos seus profissionais e aumenta, cada vez mais, uma política educativa que insiste na desvalorização permanente das carreiras dos profissionais da educação, colocando em risco uma educação de qualidade.

 

Esta ação vai contar também com uma reunião/concentração do Secretariado Nacional da FNE à porta do Ministério da Educação, a partir das 14h30 do mesmo dia.

Convidamos os órgãos de comunicação social a acompanhar esta iniciativa.

 

Porto, 13 de dezembro de 2023

A Comissão Executiva da FNE


Partilhe com os seus amigos

Newsletter FNE

Assine a newsletter e fique por dentro do que acontece na
FNE.