Segunda, 15 de Maio de 2023

FNE reuniu com Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Ação Sindical
FNE reuniu com Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

A FNE reuniu esta manhã com a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Elvira Fortunato, para um encontro que teve como objetivo a apresentação e discussão do mecanismo de apoio à contratação por tempo indeterminado de doutorados para as carreiras de investigação científica e docente.

À saída desta reunião, a delegação da FNE afirmou que "foi-nos hoje apresentado um documento que é uma proposta para que os investigadores possam, quer das universidades, quer dos politécnicos, ter acesso a concursos com contratos por tempo indeterminado". No entanto a FNE acrescentou que "não tivemos acesso ao documento previamente e por isso não podemos emitir uma opinião final sobre o mesmo".

"O MCTES está disponível para negociar connosco e há um princípio base com o qual nós (FNE) estamos sempre de acordo: acabar com a precariedade no sistema de ensino superior. E, portanto, tudo o que seja acabar com essa precariedade, estamos de acordo", defenderam, dizendo ainda que "outro ponto que interessa é perceber o que resultou das medidas realizadas. Nós sabemos que no PREVPAP ficaram de fora inúmeros docentes e investigadores e por isso uma coisa é o campo dos princípios e outra é o resultado da legislação que é proposta".

A FNE garantiu que vai continuar a negociar e que "vamos analisar o documento e emitir uma opinião mais avalizada".


Partilhe com os seus amigos

Newsletter FNE

Assine a newsletter e fique por dentro do que acontece na
FNE.