
A Federação Nacional da Educação (FNE), em parceria com a Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho (AFIET), está a realizar, entre os dias 10 e 17 de outubro de 2025, um inquérito nacional dirigido a Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, com o objetivo de recolher informação sobre as condições de funcionamento das escolas e as condições de trabalho dos docentes, sensivelmente um mês após o início do ano letivo de 2025/2026.
Este questionário pretende obter as perceções de educadores e docentes de forma a perceber quais são as maiores preocupações e contrariedades que as escolas estão a enfrentar, nomeadamente em relação às condições físicas e recursos, assim como ao serviço atribuído e condições de trabalho.
Depois da consulta de julho relativa ao balanço do ano letivo 2024/2025 ter revelado como principais preocupações dos docentes o excesso de trabalho, uma excessiva carga burocrática e o aumento da indisciplina, a FNE procura agora avaliar o estado da educação nacional, numa altura em que faltam resolver diversas matérias pela tutela, relativas aos professores.
Neste dia 9 de outubro em que avança a apresentação do Orçamento do Estado 2026, a FNE relembra que é obrigatório mais investimento na educação, que permita a valorização dos seus profissionais, melhores condições para o ensino-aprendizagem, recursos adequados para as escolas, um bem-estar físico e emocional permanente e a paz social no setor.
O período de recolha das opiniões decorrerá entre os próximos dias 10 e 17 de outubro.
RESPONDA AQUI - https://pt.surveymonkey.com/r/HZ3LBC5
As respostas são anónimas e servirão para nos ajudar na construção das nossas orientações políticas e na nossa intervenção política sindical. Assim, pedimos que não deixe de responder a esta Inquérito nacional, porque desta forma estará a contribuir para ser melhor defendido.
